40 Dias de Jejum e Oração

40 Dias de Jejum e Oração

“Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém e ali fez o que costumava fazer: três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus.” Daniel 6.10

Estamos finalizando a nossa campanha de 40 dias de jejum e oração na próxima sexta-feira, dia 22 de abril. Está sendo muito importante ter um momento diário de comunhão com Deus, onde oramos, meditamos, contemplamos, louvamos, adoramos e também ouvimos a voz do Senhor. No Devocional nos encontramos todos os dias na Igreja, coisas extraordinárias estão acontecendo em nosso meio. Já aconteceram muitos milagres, e muito melhor que milagre e estarmos em comunhão com alguém que amamos o nosso Deus. Esse tempo a sós com Deus é muito especial e prioritário em nossas vidas. Aqui vão algumas orientações que ajudarão a ter um TSD abençoado e efetivo.

TEMPO A SÓS COM DEUS É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

Um Horário Especial

Claro que a qualquer hora podemos nos encontrar com Deus. Afinal, Ele habita em nossas vidas, e depois que recebemos a salvação em Cristo, temos acesso direto ao Pai pelo novo e vivo caminho. Entretanto, é muito importante separar na nossa agenda um tempo determinado e claro para ter o TSD. Dê preferência a um horário onde não haja interrupções, nem ruídos.

Um Lugar Especial:

Além do horário, precisamos ter um lugar para a nossa comunhão com Deus. Você deve procurar um local onde pode ficar à vontade para falar, talvez cantar, ler sua Bíblia, (pode ser em voz alta), sem interferências externas. Talvez um quarto em sua casa, ou numa sala no trabalho, etc… Alguns preferem fazer no carro. Pense e faça seu planejamento para um TSD especial.

Deve ser Diário:

Assim como cuidamos do nosso corpo diariamente, da mesma forma devemos também cuidar do nosso espírito. Comunhão com Deus é como o relacionamento com a pessoa que amamos, ou como o casamento. É para toda a vida, portanto, não há feriados, nem dias de descanso, mas uma disciplina espiritual diária.

  • Deve ser com grande expectativa:

Não pode ser algo forçado ou imposto. A comunhão com Deus é uma coisa que devemos esperar ansiosamente, como diz o salmista: “A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã.” Salmo 130.6

  • Deve ser com fé:

Nós vivemos pela fé, por conseguinte, um tempo a sós com Deus deve ser permeado de fé. Devemos crer que Ele nos ajudará pelo Espírito Santo, e ouvirá a nossa oração e também falará conosco.

  • Os componentes do TSD:

Claro que não há uma receita para a comunhão efetiva com Deus. Ela é uma questão de relacionamento, portanto, deve acontecer de forma natural e espontânea. Porém, podemos aprender com a experiência de outros e separar algumas sugestões, que por sinal não estão em ordem de prioridade, pois todas são importante:

  • Louvor e Adoração:

Deus espera a nossa adoração. Tenha um momento de exaltação, gratidão e adoração pelo que Ele é, e pelo que Ele faz. Você pode utilizar um salmo ou outro texto da Bíblia.

  • Leitura e estuda a Palavra:

Abra a sua Bíblia e leia-a com bastante atenção, procurando entender as verdades do texto, buscando o que fala sobre Deus, Jesus, o Espírito Santo e o ser humano. Procure ver e entender as promessas e os mandamentos.

  • Meditação:

É muito importante desocupar e acalmar a mente para meditar em Deus e sua Palavra. Comece a pensar nos atributos do Senhor, seu poder, a beleza da criação, a sua obra em nossas vidas, seus planos de ser glorificado em todo o universo. Outra palavra que pode ajudar é a contemplação, que tem a ver com dirigir a sua mente para a beleza da criação e dos atributos de Deus. Por exemplo; contemple a beleza da sua santidade. Esta é uma disciplina espiritual que para muitos é estranha, porque nossa cultura não dá muita ênfase à meditação e contemplação, mas precisamos e podemos aprender.

  • Ouvir a Voz de Deus:

No meio de todas as atividades anteriores, Deus estará falando conosco, mas muito importante estar atento às lições e ênfases que o Espírito Santo que nos ensinar, por intermédio da leitura, estudo e meditação na Palavra de Deus. Dela vamos extrair verdades, promessas, mandamentos e princípios. Essas verdades ficarão gravadas em nossas mentes e corações de tal forma que nossa vida será transformada e alinhada com a vontade e o caráter de Deus.

  • Petição:

Devemos também apresentar a Deus a nossa petição. O livro de Salmos é repleto de momentos de louvor, adoração, gratidão, e em seguida a petição. Todos nós temos alguma necessidade, e devemos apresentá-la a Deus, que é amoroso e se alegra em nos abençoar.

Considerações Finais:

Estes 40 m e Oração estão sendo dDias de Jejueterminantes e marcantes para uma nova etapa em nossa Igreja e individualmente em nossa vida cristã. Estamos orando para que cada participante seja tão impactado, que tenha para o resto de sua vida um TSD com efetividade e devoção. Com Certeza, a vida de cada participante nunca mais será a mesma, e muitos milagres acontecerão na vida da Igreja, Tudo para a glória de Deus.

Fonte: Texto Extraído e adaptado do Livro Devocional: “TEMPO A SÓS COM DEUS (TSD)” – autor: Pr. Edison Queiroz

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?