O TESTEMUNHO DO SALVO (parte I)

João 3.1-6 – Atos 1.8 – Isa. 6.8

É no Novo Nascimento que começa tudo na vida do Salvo. Se não começou em você, “ainda está em seus pecados… e sois os mais infelizes de todos os homens” – I Cor. 15.17,19. Quando aceitamos a Cristo tudo muda na vida. Primeiro passamos da Morte para a Vida – II Cor. 5.17. Segundo fomos selados pelo Espírito Santo de Deus. Então, você tem a vida Eterna – Ef. 1.13/4; 4.30. Terceiro passou a ser uma testemunha de Cristo pelo que Ele fez em você.

Não fomos chamados apenas para usufruir dos benefícios da salvação, mas também para testemunhar do Salvador a um mundo que jaz no maligno. – “Assim como o Pai me enviou, Eu vos envio a vós” – Jo. 20.21. Mas receberei poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e ser-me-eis testemunhas Atos 1.8. Testemunho significa uma declaração fundamentada, comprovada, testada, confirmada ou declarada ter visto, ouvido ou conhecido.

I – TESTEMUNHAR COMO CRISTO – Mat. 5.48

1- “Eu sou a luz do mundo – quem me segue de modo nenhum andará em treva… – Jo. 8.12; 12.46. Jesus é a luz verdadeira – Jo. 1.9. Ele remove as trevas e o engano, iluminando o caminho certo para Deus e a salvação – Jo. 8.12. Todos os que seguem a Jesus são libertos das trevas do pecado, do mundo e de Satanás. Os que ainda andam nas trevas não o seguem – I Jo 1.6,7. Somos o sal e a luz deste mundo – “Vós sois o sal da terra; se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens” – Mat. 5.13, 14. A luz e as boas obras – “Pois outrora érei trevas, mas agora sois luz no Senhor, andai como filhos da luz”. “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” – Mat. 5.16.

2- Temperados com sal nos atos e nas palavras. O sal fala do nosso caráter. Observe que Cristo falou primeiro do sal da terra. – “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação, as coisas velhas já passaram, e surgiram coisas novas”– II Cor. 5.17; “Andai com sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade” – Cristo morreu na Cruz foi para apagar os ses pecados e não a sua inteligência – Col. 4.5,6. E depois você é a luz do mundo. Devemos influenciar o mundo – Uma das coisas mais importantes na vida de um seguidor de Jesus, também chamado cristão, é o seu testemunho, ou seja, é a vivencia, na prática, daquilo que ele fala ou diz que é e vive – Jo. 15.8. Jesus não fez de você um Psicopata. O psicopata é aquele que parece que É e não É; mas pode parecer que não É e É. Ele age de acordo com o que lhe interessa. É o famoso crente camaleão… ou chuchu! “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional, e não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” – Rom. 12.1,2.

3- Somos testemunhas do Senhor em todos os lugares. “No entanto os que foram disperso iam por toda a parte, anunciando a Palavra” – Atos 8.4. A luz fala do nosso testemunho – ele brilha. Sal da terra – Os cristãos são o sal da terra. Dois dos valores do sal são: o sabor e o poder de preservar da corrupção. O Salvo e a igreja, portanto, precisam ser exemplos para o mundo e, ao mesmo tempo, militarem contra o mal e a corrupção na sociedade. Mat. 5. 13. O crente morno apaga poder do Espírito Santo e deixa de resistir ao espírito mundano. Mas ele será lançado fora por Deus – Apoc. 3.16. Tal crente será destruído, pisoteado pelos homens – Mat. 5.13. O morno será destruído pelos maus costumes e pelos baixos valores da sociedade ímpia – Deut. 28.13,43,48; Jer. 2.20-22.

Segue na próxima publicação…!

Pr. Isaías Próspero Duarte

Deixe um comentário

Precisa de ajuda?